terça-feira, 7 de julho de 2009

VENHA CONHECER A EXPOSIÇÃO «CELEBRAR OEIRAS»!

Para comemorar o 250º aniversário da Vila e do Concelho, a Câmara Municipal de Oeiras apresenta nas antigas instalações da “Fundição de Oeiras”, junto à Estação de C. de F. de Oeiras, a Exposição «CELEBRAR OEIRAS – Passado, Presente e Futuro», na qual se patenteia uma ilustração dos aspectos mais significativos da sua História, das características mais marcantes da realidade actual do seu Concelho e, ainda, das perspectivas de evolução para os tempos mais próximos, em termos da sua População e do seu Território.


Esta grande Exposição, com cerca de 4 000 m2 de superfície, estará aberta ao público, de todas as idades, até quase ao final do presente ano. A entrada é gratuita!

A sua visita resulta numa oportunidade inédita para se poder abarcar e relacionar, em cerca de uma hora, alguns dos factos essenciais da História de Oeiras, desde a génese da ocupação humana no Território do Concelho até à actualidade, passando pelo momento fundador do Concelho, prosseguindo por uma panorâmica multi-facetada da realidade socio-económica actual e finalizando com os principais vectores de desenvolvimento previstos para Oeiras.

Para além da extensão e do ineditismo deste empreendimento ímpar, a nível nacional, a reunião de um tão grande número de imagens, fotos e textos sobre o Município de Oeiras e a sua apresentação de uma forma sistematizada e assaz didáctica, muito acessível ao cidadão comum e ao público mais jovem, assumem um inegável interesse quer para o visitante especializado (nomeadamente nas disciplinas de História, Geografia ou Sociologia), quer sobretudo para o público estudantil, a todos os níveis, sem prejuízo de uma fruição plena e agradável também por parte do público generalista, com ênfase muito especial para todos aqueles que nasceram, residem, ou apenas trabalham no Concelho de Oeiras ou nos Municípios vizinhos, em particular no da Amadora (cuja criação, há apenas três décadas, foi concretizada, quase exclusivamente, a partir de território até então integrado, havia já quase 100 anos, no Município de Oeiras).

Esta visão integrada e abrangente do que foi, do que é hoje e do que muito provavelmente poderá em breve vir a ser o Concelho de Oeiras contém ainda um elevado potencial de promoção de uma maior integração e coesão social, não apenas territorial mas também inter-geracional, por via do reforço do conhecimento geral sobre o Município, facilitador da criação de uma sempre mais reforçada e sentida identidade oeirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário