terça-feira, 7 de julho de 2009

Escola Joaquim Dionísio Matias, em P. de Arcos (1961)

Posted by Picasa

VENHA CONHECER A EXPOSIÇÃO «CELEBRAR OEIRAS»!

Para comemorar o 250º aniversário da Vila e do Concelho, a Câmara Municipal de Oeiras apresenta nas antigas instalações da “Fundição de Oeiras”, junto à Estação de C. de F. de Oeiras, a Exposição «CELEBRAR OEIRAS – Passado, Presente e Futuro», na qual se patenteia uma ilustração dos aspectos mais significativos da sua História, das características mais marcantes da realidade actual do seu Concelho e, ainda, das perspectivas de evolução para os tempos mais próximos, em termos da sua População e do seu Território.


Esta grande Exposição, com cerca de 4 000 m2 de superfície, estará aberta ao público, de todas as idades, até quase ao final do presente ano. A entrada é gratuita!

A sua visita resulta numa oportunidade inédita para se poder abarcar e relacionar, em cerca de uma hora, alguns dos factos essenciais da História de Oeiras, desde a génese da ocupação humana no Território do Concelho até à actualidade, passando pelo momento fundador do Concelho, prosseguindo por uma panorâmica multi-facetada da realidade socio-económica actual e finalizando com os principais vectores de desenvolvimento previstos para Oeiras.

Para além da extensão e do ineditismo deste empreendimento ímpar, a nível nacional, a reunião de um tão grande número de imagens, fotos e textos sobre o Município de Oeiras e a sua apresentação de uma forma sistematizada e assaz didáctica, muito acessível ao cidadão comum e ao público mais jovem, assumem um inegável interesse quer para o visitante especializado (nomeadamente nas disciplinas de História, Geografia ou Sociologia), quer sobretudo para o público estudantil, a todos os níveis, sem prejuízo de uma fruição plena e agradável também por parte do público generalista, com ênfase muito especial para todos aqueles que nasceram, residem, ou apenas trabalham no Concelho de Oeiras ou nos Municípios vizinhos, em particular no da Amadora (cuja criação, há apenas três décadas, foi concretizada, quase exclusivamente, a partir de território até então integrado, havia já quase 100 anos, no Município de Oeiras).

Esta visão integrada e abrangente do que foi, do que é hoje e do que muito provavelmente poderá em breve vir a ser o Concelho de Oeiras contém ainda um elevado potencial de promoção de uma maior integração e coesão social, não apenas territorial mas também inter-geracional, por via do reforço do conhecimento geral sobre o Município, facilitador da criação de uma sempre mais reforçada e sentida identidade oeirense.

O CONCELHO DE OEIRAS A PARTIR DE 1979:

A elevação da Amadora a Município
(e o tempo das quatro Freguesias).


Passados mais de oitenta anos sem qualquer alteração aos limites do seu território, o Município de Oeiras veio a sofrer, em 1979, uma substancial redução da sua superfície, no extremo Nordeste, com a cedência da maior parte do território que, juntamente com mais dois lugares da Freguesia de Belas (do Concelho de Sintra), deu origem, em Setembro desse já longínquo ano, ao novo Concelho da Amadora – precisamente o primeiro Município criado em Portugal após o 25 de Abril e o advento do Poder Local Democrático!...


A separação territorial da então criada Cidade da Amadora, com a constituição do seu próprio Concelho, em Setembro de 1979, foi a consequência natural de uma diferenciação cada vez mais notória entre duas realidades socio-geográficas bem distintas e com rumos de desenvolvimento muito diversos: por um lado, Oeiras e toda a sua orla ribeirinha, do Alto da Barra a Algés, com uma identidade vincadamente costeira e uma clara vocação para uma economia de base terciária (Comércio e Serviços), para o lazer e para a preservação de ambientes urbanos de elevada qualidade, e por outro lado a urbe da Amadora, com uma vocação francamente industrial e urbana, densamente povoada e fortemente polarizada por Lisboa.

Com esta última alteração territorial, o Concelho de Oeiras adquiriu finalmente o que são, até hoje, os seus contornos actuais, com o Concelho de Lisboa a Nascente, os Concelhos da Amadora e de Sintra a Nordeste e a Noroeste, respectivamente, e o Concelho de Cascais a Poente (isto sem contar com o Concelho de Almada, vizinho a Sul, mas com o Tejo de permeio…).

Dos tempos anteriores a 1979 permanecem contudo, ainda nos nossos dias, os «Serviços Municipalizados de Oeiras e Amadora», os quais, por compreensíveis razões de ordem técnica e funcional, os dois Municípios decidiram manter unidos numa única entidade.

De 1979 até 1993 o Concelho de Oeiras manteve o mesmo número de Freguesias, quatro, nomeadamente Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos, Barcarena e Carnaxide, situação esta que viria, porém, a ser alterada no ano de 1993, em consequência de vários factores (como o crescimento populacional do Concelho), com a criação de cinco novas Freguesias (ver Mapa anterior).

Mercado de Paço de Arcos, nos anos 60

Posted by Picasa

A demolição da Praça de Toiros de Algés!

Posted by Picasa

Algés, pouco antes do 25 de Abril...

Posted by Picasa

A Praça de Toiros de Algés antes da sua demolição, em 1974...

Posted by Picasa

EH, TOIRO LINDO!

Posted by Picasa

Pç. de Toiros de Algés (15/5/1925)

Posted by Picasa

"Festa de Estudantes" na Pç. de Touros de Algés (1925)

Posted by Picasa

A "Inteligência" da Corrida...

Posted by Picasa

Praça de Toiros de Algés: «FESTA DE ESTUDANTES»

(realizada a 15 de Maio de 1925)


Neste conjunto de fotografias (gentileza do Arquivo da CMO), podem observar-se aspectos da fachada principal da Praça, situada na Margem direita da Ribeira de Algés (à época correndo ainda ao ar livre, neste seu troço terminal), e cenas de uma festa estudantil, da qual se pode ver, entre alguns momentos especiais do espectáculo, a denominada “inteligência” da Corrida (na Tribuna).

PRAÇA DE TOUROS DE ALGÉS

Posted by Picasa

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Estação de C. de F. do Estádio Nacional!



Construída onde hoje se situa a Piscina do Jamor, esta bela estação permitia, a quem viajasse na Linha do Estoril, desde o Cais do Sodré a Algés, saír do comboio directamente para o Estádio Nacional e regressar de novo de comboio a Lisboa, através de um curtíssimo ramal que então havia entre a Cruz Quebrada e o Estádio!

O acesso ao Estádio do Jamor em transporte colectivo, a partir de Lisboa e de Algés, era ainda assegurado pela linha do eléctrico, que chegava até muito perto deste local.

Desactivada havia já muitos anos, esta Estação e o respectivo feixe de linhas foram finalmente demolidos para darem lugar à construção do novo complexo de Piscinas...
Posted by Picasa